O Rugby

O rugby, rúgbi (português brasileiro) ou râguebi (português europeu) (em inglês: rugby) é um esporte coletivo originário da Inglaterra. Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rúgbi ou rugby-football. Hoje, ele é o segundo desporto de equipes mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.
Com essa grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rúgbi de quinze (em inglês: rugby union), em seguida vem o league (com 13 atletas), sua variação olímpica o de sete (ou seven-a-side), além do rúgbi de praia, de toque (touch), em cadeira de rodas e subaquático.

HISTÓRIA
Webb Ellis

Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby atual que atualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol atual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.

A Fundação da Football Association
A Fundação da Football Association deu-se em 26 de outubro de 1863 com 21 clubes unificando as regras das principais vertentes do futebol da Inglaterra como as de Cambridge, as de Sheffield e as de Rugby, durante quase uma década o futebol e o rugby foram o mesmo esporte.
Rompimento com a Football Association e formação da Rugby Football Union
Devido a um desentendimento do clube de futebol Blackheath (um dos fundadores da FA) cujo presidente era Francis Maude Campbell, sobre a retirada de duas regras do futebol pela Football Association (uma era sobre carregar a bola com as mãos, a outra sobre os tackles), em 26 de janeiro de 1871 em uma reunião em um restaurante em Londres com representantes de 21 clubes da Inglaterra é fundada a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do esporte no mundo. Algernon Rutter foi eleito o primeiro presidente da RFU e as primeiras leis do esporte foram oficializadas em junho de 1871.
Primeiro jogo internacional
O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em Andrew’s na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra.
Formação da IRFB (International Rugby Football Board)

Devido a uma discussão sobre um try entre as seleções da Inglaterra e da Escócia em um jogo em 1884, foi criada em 1886 a International Rugby Football Board por Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra se recusou a participar da IRFB pelo fato de terem uma quantidade maior de clubes e por não aceitarem o fato da IRFB reger as leis do esporte. A IRFB proibiu seus membros de organizarem partidas contra a Inglaterra ou contra clubes ingleses até que a RFU aceitasse entrar para IRFB. A Inglaterra só aceitou entrar na IRFB em 1890. Em 1997 a IRFB mudou a sua sede de Londres para Dublin. Em 1998 a entidade passou-se a chamar simplesmente International Rugby Board (IRB).
Evolução das regras
O número de jogadores foi reduzido de 20 para 15 em 1877.
O primeiro sistema de contagem de pontos foi feito em 1889. Antes era marcado apenas o try e conversão separadamente.
O valor do try e da conversão variou ao longo dos anos. Até 1891 o try valia 1 ponto e uma conversão valia 2 pontos. Depois o try passou a valer 2 pontos e a conversão 3. Em 1893 o valor foi trocado e o try passou a valer 3 pontos com a conversão valendo 2 (o valor da conversão mantém-se esse até hoje). Em 1971 o try passou a valer 4 pontos e em 1992 passou a valer 5 pontos.
O drop kick passou a valer 4 pontos em 1891. Em 1948 passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje.
O pontapé de penalidade (penal) valia 2 pontos até 1891, depois passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje.
O “goal from mark” foi introduzido em 1899 inicialmente valendo 4 pontos, em 1905 passou a valer 3 pontos, e foi abandonado em 1971.
Em 1892 foi adotado o formato da bola oval.

A Copa do Mundo
Os Springbooks, campeões em 2007.

As primeiras idéias de um campeonato mundial de rugby surgiram no século XIX, mas nunca foram postas em prática. Em 1982 foi sugerida a IRFB a primeira edição da Copa do Mundo em março de 1983 no Reino Unido, mas a idéia não foi a frente. Em junho de 1983, a Austrália propôs ser sede do evento, a Nova Zelândia propôs uma junção a campanha da Austrália para realizar a Copa do Mundo. Em maio de 1987 começava a primeira Copa do Mundo de Rugby, sediada em conjunto por Austrália e Nova Zelândia, com 16 nações convidadas de todos os continentes. A Nova Zelândia sagrou-se campeã.
Em 1991 a segunda Copa do Mundo era disputada na Inglaterra com a introdução das primeiras eliminatórias tendo a Austrália como campeã. Em 1995 com o fim do Apartheid a África do Sul sediou a terceira copa do mundo sagrando-se campeã. Em 1999 a quarta Copa do Mundo foi realizada no País de Gales sendo vencida pela Austrália que passou a ser a primeira seleção a ser bicampeã. Em 2003 a Copa do Mundo foi disputada na Austrália e a Inglaterra tornou-se a primeira campeã mundial do hemisfério norte. Em 2007 a Copa foi disputada na França sendo vitoriosa a seleção da África do Sul (igualando o bicampeonato da Austrália), e em 2011 será na Nova Zelândia.
O RUGBY
Bola

A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversão de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.
O Campo

O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto.

Pontuação
Try

Try (5 pontos)
– É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão dentro do “in goal” adversário, que corresponde a área após a linha dos postes.
Chute de Conversão
Conversão (2 pontos) – Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada no “in goal”, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária.
Drop Goal
Drop goal (3 pontos) – Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chute imediato.
Penalty Goal (3 pontos) – Ao sofrer uma falta a equipe pode optar por tentar fazer um chute aos postes no local onde ocorreu a infração.

REGRAS DO RUGBY
Passe

No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.
Tackle

O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está portando a bola e conduzindo-o ao chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.
Ruck

Quando um jogador é “tackleado” ele solta a bola e é formado um ruck podendo mais jogadores também serem adicionados eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.
Maul

O Maul acontece quando três jogadores, sendo um que tem a posse da bola e mais dois, um de cada time, estão em contato. O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada. Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura. Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.
Scrum

O scrum é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 forwards das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do “túnel” formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar a bola.

Laterais

Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um Line Out. O hooker da equipe não responsável pela infração lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo. No Line Out é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de pegar a bola.
Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao Line Out.
Mark
Quando a equipe adversária chuta a bola e o jogador da outra equipe a pega sem quicar no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode pedir “Mark”, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser “tackleado”. O jogador que pediu “Mark” tem o direito de dar um chute de onde pegou a bola.

O TERCEIRO TEMPO
No Rugby, diferentemente de outros esportes, existe uma “Terceira Parte”, que consiste na reunião das duas equipes para comemorar o jogo e comentar lances e expectativas dos dois times. No Terceiro Tempo é esquecida a possível rivalidade existente entre as duas equipes, o que resulta numa das melhores características do esporte, que é a camaradagem entre os jogadores e entre as torcidas.
É de costume que Terceiro Tempo seja bancado pelo time da casa e oferecido ao time visitante.
O Terceiro Tempo, evidentemente, não é oficial e não há referências a ele nas regras da IRB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário